O Dia da Matemática está chegando e queremos saber: você conhece a Malbatemática?
A Malbatemática é um evento que reúne diversas atividades como desafios matemáticos, propostos por alunos e professores, que promovem o pensamento criativo e a aplicação de conceitos de Malba Tahan, compartilhando soluções e estratégias. Além disso, realizam palestras e oficinas, assim como Lives e podcasts. Realizados por pesquisadores, professores e convidados, oferecem uma visão aprofundada do legado do autor.
Primeiramente, é importante creditar ao grupo PSIEM-GEPEMAI pela criação e dedicação a esse evento que decerto perpetua e valoriza a obra do grande mestre, Malba Tahan. Atualmente é a Faculdade de Educação da Unicamp que recebe a Malbatemática, todos os anos, homenageando ao ilustre professor Julio Cesar de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. O evento acontece simultaneamente com a Semana da Matemática, logo no início de maio, quando diversas instituições de ensino em nosso país celebram o 6 de maio, Dia Nacional da Matemática.
Façamos uma viagem no tempo, a explorar as edições anteriores da Malbatemática:
- Primeira Edição (2015): O tema foi “Homenagem à vida e à obra de Malba Tahan”. Nessa edição, os visitantes puderam apreciar uma pequena exposição com objetos, fotos e cartas da mesma forma que manuscritos e publicações de Malba Tahan.
- Segunda Edição (2016): Posteriormente, o tema escolhido foi “As várias facetas de um precursor da Educação Matemática” a fim de mostrar os diferentes campos de atuação do professor.
- Terceira Edição (2017): O tema foi “Desvendando os enigmas matemáticos de Malba Tahan” e desse modo os visitantes tiveram a oportunidade de explorar os desafios e quebra-cabeças matemáticos presentes nas obras dele.
- Quarta Edição (2018): Nessa edição, o foco foi “Malba Tahan e a cultura árabe” onde a exposição destacou a influência da cultura árabe na vida e obra do professor Júlio César.
- Quinta Edição (2019): O tema escolhido foi “Malba Tahan e a literatura infantojuvenil”. Os organizadores apresentaram livros e contos voltados para crianças e jovens, escritos por Malba Tahan.
- Sexta Edição (2020): Em um formato digital, a exposição explorou “Malba Tahan e a era da tecnologia”. Foram abordadas as adaptações digitais das obras e sua relevância na educação contemporânea.
- Sétima Edição (2021): Com o tema “Malba Tahan e a diversidade cultural”, essa edição destacou como as histórias e personagens criados pelo autor refletem a riqueza cultural do Brasil e do mundo.
- Oitava Edição (2022): A exposição explorou “Malba Tahan e a matemática recreativa”. Os visitantes puderam participar de jogos, quebra-cabeças e desafios matemáticos inspirados nas obras do autor.
- Nona Edição (2023): Essa edição adotou o tema o título de uma das obras de Malba Tahan: “O Mundo Precisa de Ti, Professor”. A fim de reforçar a valorização e a importância da profissão docente, compartilhando a afirmação que permanece absolutamente atual.
X Malbatemática & V Malbatemática Digital
E agora, prepare-se para a X Malbatemática & V Malbatemática Digital! Este ano, celebramos 10 anos desse evento incrível que certamente será especial. O tema escolhido é “Por uma matemática divertida e curiosa”, fazendo, assim, uma referência a uma das obras de Malba Tahan intitulada “Matemática Divertida e Curiosa”. Essa obra, por sua vez, fora primeiramente publicada em 1934, continua a encantar leitores até hoje. Afinal, já está em sua 37ª edição, lançada em 2022 pela Editora Record.
Durante a semana de 6 a 10 de maio, o grupo PSIEM-GEPEMAI apresentará uma série de atividades que exploram a vida, a obra e o legado de Malba Tahan. Destacaremos suas ideias e propostas para tornar o aprendizado da matemática interessante, divertido, curioso, compreensível e significativo para todos os estudantes.
Não perca essa oportunidade de mergulhar no mundo fascinante da Malbatemática!
Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do evento ou acompanhe ao vivo no canal do YouTube do PSIEM-GEPEMAI durante o evento.
Visite a exposição da Malbatemática.
Analogamente, o Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (CEMPEM) é responsável por promover uma exposição em homenagem ao professor Julio Cesar. Ela ocorre em paralelo às atividades da Malbatemática destacando objetos e documentos relacionados ao autor, tais como recortes de jornais, entrevistas e de seus desafios semanais, além de documentos e manuscritos originais de seus livros. Dessa maneira é possível testemunhar a contribuição vital desse precursor da educação matemática brasileira.
Por fim, se desejar saber mais detalhes ou explorar outros aspectos dessa exposição, visite o site oficial do CEMPEM na Unicamp para obter informações atualizadas e aprofundadas.
Agora que você conhece a Malbatemática, junte-se à comemoração pelo Dia da Matemática
É, de fato, com grande entusiasmo que convidamos todas as escolas a se unirem a nós na celebração do Dia Nacional da Matemática. Então você professor, aluno e membro da comunidade escolar, não deixe de participar! Veja como:
- Compartilhe suas atividades: se sua escola está planejando atividades especiais para o Dia da Matemática, compartilhe conosco! Pode ser uma aula temática, um desafio matemático, uma exposição virtual ou qualquer outra iniciativa relacionada à matemática. Mande seu conteúdo para: malbatahan@malbatahan.com.br
- Envie fotos e relatos: enquanto estiverem acontecendo, faça fotos e vídeos das atividades e escreva brevemente sobre como sua escola celebrou o Dia da Matemática. Envie para o nosso e-mail ou compartilhe nas redes sociais com a #DiaDaMatemática.
- Participe das nossas lives: durante a semana, teremos transmissões ao vivo com convidados especiais, debates e discussões sobre o ensino da matemática. Fique atento à programação do YouTube do grupo PSIEM-GEPEMAI e participe!
- Inspire-se e inspire: Vamos criar uma rede de troca de ideias e experiências. Juntos, podemos fortalecer o ensino da matemática e despertar o interesse dos nossos alunos.
Contamos com a participação de todas as escolas nessa celebração! Vamos mostrar que a matemática é para todos, que ela está presente em nosso cotidiano e que pode ser divertida, curiosa e significativa.
Finalmente, agora pode dizer que você conhece a Malbatemática! Você sabe agora que é uma oportunidade única para mergulhar no mundo fascinante da matemática de forma criativa, curiosa e significativa para todos os estudantes.
Leia outras notícias sobre a Malba Tahan
- 5 Citações de Malba Tahan sobre a educação
- Malba Tahan: reportagens sobre o mestre da matemática
- Neto de Malba Tahan faz palestra na FioCruz do Rio de Janeiro
- Superinteressante: Malba Tahan, o “árabe” que escrevia números na areia
Curta agora o Malba Tahan no Facebook e receba as novidades sempre que saírem!
Pingback: 10 anos de Malbatemática: Uma Década de Transformação