Malba Tahan: reportagens sobre o mestre da matemática

Reportagem MEMORIAN Revista Vamos LErSelecionamos reportagens sobre Malba Tahan, o pseudônimo do professor e escritor brasileiro Júlio César de Mello e Souza

Antes de mais nada, sempre vale a pena apresentar o mestre Malba Tahan o qual é o pseudônimo do professor e escritor brasileiro Júlio César de Mello e Souza, que nasceu em 6 de maio de 1895 e faleceu em 18 de junho de 1974. Ele é considerado um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil, tendo publicado mais de 100 livros sobre o tema, entre eles o famoso “O Homem que Calculava”, que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares no mundo todo. Além disso, foi um exímio professor e palestrante, tendo suas aulas até hoje marcadas nas memórias de seus alunos.

Capa da 100ª edição do livro O Homem Que calculava

Capa da 100ª edição do livro O Homem Que calculava

Ensino da matemática de forma divertida e criativa, usando histórias e personagens árabes

Malba Tahan criou um estilo único de ensinar matemática. Sobretudo, usando histórias e personagens inspirados na cultura árabe, como o sábio Beremiz Samir, o protagonista de “O Homem que Calculava”. Porque suas obras misturam ficção, humor, curiosidades, enigmas e problemas matemáticos; o que despertam o interesse e a admiração dos leitores.

 

As homenagens que Malba Tahan recebeu em vida e após sua morte, tal qual o Dia Nacional da Matemática e a exposição na Unicamp

Malba Tahan foi homenageado em diversas ocasiões, tanto em vida quanto após sua morte. Ao passo que em 2004, foi criado o Dia Nacional da Matemática, celebrado em 6 de maio, data de seu nascimento. Bem como em 2011, ter lançado este site oficial sobre sua vida e obra, com informações, fotos, vídeos e jogos. Por fim, em 2014, foi tema de uma exposição na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que reuniu objetos pessoais, documentos, livros e cartas do autor que ocorre todos os anos no Dia da Matemática.

Malba Tahan caracterizado com roupa tradicional árabe sentado sobre um divam à frente de um arquitetura marroquina ricamente decorada

Malba Tahan caracterizado com roupa tradicional árabe.

Enfim, veja os conteúdos que selecionamos, com links para você ler e comentar

Aqui estão, por tanto, as reportagens sobre Malba Tahan que encontramos pela internet para quem quer conhecer mais sobre a contribuição do mestre para a matemática e a literatura e que  também adicionamos em nossa página de reportagens. Veja as reportagens e comente quais delas você mais gostou:

Exposição sobre Malba Tahan comemora Dia Nacional da Matemática.

Uma reportagem da Faculdade de Educação da Unicamp sobre a exposição que aconteceu em 2014, com depoimentos de professores, alunos e visitantes.

Malba Tahan, o homem que contava histórias.

Uma reportagem da revista Carta Capital sobre a trajetória de Malba Tahan, desde sua infância até sua consagração como escritor.

Malba Tahan

Uma reportagem do site Arrimo, que apresenta um resumo da biografia de Malba Tahan e algumas curiosidades sobre sua obra.

06 de maio — Dia Nacional da Matemática

Uma reportagem do site Mundo Educação, que explica a origem e o significado do Dia Nacional da Matemática, e destaca a importância de Malba Tahan para a educação matemática no Brasil.

Malba Tahan: um matemático brasileiro

Um artigo científico da Revista de Ensino de Ciências e Matemática, que analisa a obra de Malba Tahan sob a perspectiva da história da matemática e assim como da educação matemática.

Malba Tahan, literary hoaxer who made Brazil fall in love with maths

Uma reportagem do jornal britânico The Guardian, contando a história de Malba Tahan que constantemente influencia na cultura brasileira, com destaque para o livro “O Homem que Calculava”.

Malba Tahan ganha site e homenagem na Fliporto

Uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo, que relata o lançamento do site oficial de Malba Tahan, bem como a homenagem que ele recebeu na Festa Literária Internacional de Pernambuco, em 2011.

Malba Tahan: o matemático que encantou gerações

Uma reportagem da revista Vamos Ler, da Biblioteca Nacional, que faz um perfil de Malba Tahan juntamente com sua obra, com ênfase em sua criatividade e originalidade.

 

Divulgação da matemática

Em resumo, Malba Tahan foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil, que usou sua imaginação e sua criatividade para ensinar da mesma forma que sempre encantava seus jovens leitores com suas histórias e personagens árabes. Sua vida e sua obra são constantemente reconhecidas e homenageadas em diversas ocasiões, e continuam inspirando gerações de estudantes, professores e escritores.

Capas de 3 livros de malba tahan empilhados. OMundo PRecisa de Ti Professor, A arte de ser um perfeito mau professor e O Roteiro do bom professor.

Livros de didática da matemática para professores.

Se você gostou deste post, compartilhe agora com seus amigos nas redes sociais e deixe um comentário abaixo, dizendo quais das reportagens que selecionamos você mais gostou e por quê. Em seguida aproveite para nos seguir nas nossas redes sociais, para receber mais conteúdos interessantes e educativos como este. Obrigado pela sua atenção, é sempre um prazer te-lo por aqui, e até a próxima! 😊

 

Leia outras notícias sobre a Malba Tahan

Antes que passe para outra notícia, aproveite e CLIQUE AQUI para ver nossa página de reportagens!

Curta agora o Malba Tahan no Facebook e receba as novidades sempre que saírem!

One thought on “Malba Tahan: reportagens sobre o mestre da matemática

  1. Pingback: 5 Citações de Malba Tahan sobre a Importância da Educação - Malba Tahan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *