Lendas do oásis
Diversos contos do mundo árabe precedidos de uma biografia de Malba Tahan.
Diversos contos do mundo árabe precedidos de uma biografia de Malba Tahan.
Seleção dos mais curiosos e atraentes contos orientais. Obra depois intitulada “Os melhores contos”.
Publicada pelo autor para o III Congresso Brasileiro do Ensino da Matemática, em 1959, RJ. Apresenta a equação do 1º grau cuja pintura é uma cruz
Matemática para Curso de Admissão. Com prefácio do autor. Capítulos iniciados por uma historieta que conduz o estudante do campo da fantasia para a realidade atraente do cálculo, artifício que aviva a curiosidade dos jovens e lhes apresenta a aprendizagem da Matemática de maneira suave e amena. De grande proveito para os dias de hoje.
Conto infantil inspirado no Evangelho. Narra a história da girafa que foi castigada quando tentava prejudicar a alegria de todos que presenciavam o nascimento de Jesus. Ele ficou sem voz, com o pescoço comprido.
Memórias do escritor como aluno interno do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Apresenta vários episódios, entre os quais, quando menino, foi acordado de madrugada para assistir a passagem do Cometa de Halley.
Revista ilustrada criada por Malba Tahan, publicada de 1946 a 1951. Apresenta recreações matemáticas, jogos, lendas e contos que empregam raciocínios de Matemática e a Geometria.
Maktub, estava escrito! Obra original, cujo título, criado por Malba Tahan, foi adotado por outros autores. No livro você saberá como o jovem Fauzi Nalik escapou à força após pintar o retrato do Rei Mahendra ou o segredo do Sábio da Efelogia. São diversos contos. Apresenta lendas orientais e prefácio do general turco Khara Ulugberg.
Narrativa desenvolvida durante o califado El-Walid, em Damasco, que, em meio a diversos acontecimentos dramáticos e de absoluta singularidade, um crente de Allah, Salim, atinge o apogeu do prestígio e da glória ocupando os mais altos cargos da corte.