Professora Cristiane Coppe inaugura série de vídeos sobre a história da educação matemática no Brasil com aula “Malba Tahan vai à escola: história, matemática e memória”.
O Portal do Bicentenário é um projeto que se propõe a dialogar sobre a educação brasileira e lutar por uma história nacional plural que comporte as diversidades de nossa nação e dos diferentes povos que nela vivem.O Portal disponibilizará um conjunto de séries educativas e entre elas estará a temática “Histórias da Matemática e da Educação Matemática nos 200 anos de Brasil”, que teve sua primeira aula publicada no dia 29 de março deste ano ministrada pela Prof.ª Dr.ª Cristiane Coppe de Oliveira. A série já possui duas aulas publicadas e conta com intérprete de libras.
Aula 01: “Malba Tahan vai à escola: história, matemática e memória”.
Palestrante professora Cristiane Coppe de Oliveira (UFU). Mediação pelo Portal professora Romélia Mara Alves Souto (UFSJ).
“A Matemática é descoberta ou invenção? Está ao alcance de todos ou é privilégio de poucos? É produto de talentos individuais ou resulta de interações socioculturais, políticas e ambientais? De onde vem a aura de superioridade dos conteúdos matemáticos nos currículos escolares? A Matemática é realmente modelo de raciocínio lógico? Por que é ainda louvada como “rainha das ciências”? Essas e outras questões podem ser elucidadas pela História da Matemática e da Educação Matemática. A Matemática tem uma história intimamente associada à história do seu ensino. Uma história repleta de contradições e incertezas, feita de memórias e esquecimentos que ficaram impressos no mundo herdado pelas novas gerações. Produzir e contar as Histórias da Matemática nos ajuda a perceber essa disciplina como produto sociocultural, como uma das muitas manifestações da diversidade e da comunicação humanas. Por meio dessas histórias, podemos compreender a natureza da Matemática, de seus objetos e de seus métodos, refletindo sobre seus processos de produção e difusão com reflexos importantes no seu ensino. Por meio de episódios da História da Matemática e da Educação Matemática nesses 200 anos de Brasil, pretendemos motivar a discussão de questões éticas, políticas, sociais e culturais associadas à atividade matemática, ao seu ensino e à sua inserção na diversidade cultural brasileira.”
Conheça o Portal do Bicentenário
Mais informações no site:
portaldobicentenario.org.br/
Se inscreva no canal do YouTube e assista outras aulas:
https://www.youtube.com/channel/UCNwMrKh174dEIH-b1vwMe_g
Prof.ª Cristiane Coppe de Oliveira
É Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). É diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática — SBEM/Regional MG; diretora de Estudos e Pesquisas Afrorraciais da UFU; membro do Grupo de Pesquisas em Etnomatemática — GEPEm-USP. Investiga a importância da inserção da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no currículo em Matemática.
______________
Veja outras notícias sobre Malba Tahan em nosso site.
Gostou do conteúdo? Comenta aqui embaixo.
Siga a página oficial do Malba Tahan no Facebook: @MalbaTahanOficial
Foi um prazer participar desta aula.
Pingback: Novo artigo acadêmico sobre Malba Tahan - Malba Tahan