Um conto de Malba Tahan
Uma história muito pertinente para os dias de hoje, no vídeo acima contada por Ana Teixeira, Andrea Cavinato, Andrea Soares, Cristiana Ceschi, Fabiana Cozza, João Signorelli, Joana Egypto, Leandro Medina, Raphael Gomes, Ruy Godinho, Sirlene Giannotti e Urga Maira Cardoso.
Edição Zabelê Medina
Compartilhem #IssoTambémPassará
O conto
Era uma vez um rei que disse aos sábios da corte:
– Estou fabricando um precioso anel. Adquiri um dos melhores diamantes possíveis. Quero esconder dentro do anel uma mensagem que possa me ajudar em momentos de desespero total e que ajude meus herdeiros e os herdeiros de meus herdeiros para sempre. Tem que ser uma mensagem pequena, que caiba debaixo do diamante do anel.
Todos que escutaram eram sábios, eruditos, que poderiam escrever grandes tratados, mas, uma mensagem com não mais de duas ou três palavras que pudessem ajudar em momentos difíceis…
Eles pensaram, procuraram em livros, mas não puderam achar nada.
O rei tinha um velho criado que também tinha sido criado de seu pai. A mãe do rei morreu cedo e este criado havia cuidado dele, então era tratado como se fosse da família. O rei sentia um imenso respeito pelo velho homem, de forma que também o consultou. E este lhe falou:
– Não sou sábio, nem erudito, nem um acadêmico, mas conheço uma mensagem. Durante minha vida no palácio, conheci todos os tipos de pessoas e, em uma ocasião, conheci um místico. Era convidado de seu pai e estava a seu serviço. Quando, com gesto de agradecimento deu-me esta mensagem, o velho homem escreveu em um pequeno papel, dobrou e entregou ao rei. _ “Mas não leia. ” – Disse ele – “Mantenha-o escondido no anel, somente abra quando não tiver outra saída”.
Esse momento não tardou a chegar. O seu Reino foi invadido e o rei perdeu a batalha. Estava escapando em seu cavalo e seus inimigos o perseguiam. Estava só, e seus perseguidores eram muitos. Chegou em um lugar onde o caminho havia acabado, totalmente sem saída. Na frente havia um precipício com um vale profundo, cair seria o fim. Não podia voltar, porque o inimigo havia fechado o caminho. Já se podia ouvir o barulho dos cavalos. Não podia continuar e não havia outro caminho.
De repente lembrou-se do anel. Abriu-o, tirou o papel e lá encontrou a mensagem pequena, tremendamente valiosa, que, simplesmente, dizia:
“Isto também passará”.
Enquanto lia a mensagem, sentia que caía sobre ele um silêncio. Os inimigos que o perseguiam deveriam ter se perdido na floresta ou se enganado de caminho. O certo é que pouco a pouco deixou de escutar os cavalos.
O rei sentia-se profundamente grato ao criado e ao místico desconhecido. Aquelas palavras eram milagrosas. Dobrou o papel, pôs novamente no anel, juntou seus exércitos e reconquistou o Reino.
No dia em que entrou novamente vitorioso no palácio, tinha uma grande celebração, com músicas, danças… e ele sentia muito orgulho de si mesmo.
O velho criado estava ao seu lado na carruagem e falou:
– Este momento também é adequado, olhe novamente para a mensagem.
– Por quê? Agora eu sou vitorioso, as pessoas celebram minha volta, eu não estou desesperado, não estou em uma situação sem saída.
– Escute-me – disse o velho criado – “Esta mensagem não é só para situações desesperadoras, mas também prazerosas. Não é só para quando estiver derrotado, mas para quando estiver vitorioso. Não só para quando for o último, mas para quando for o primeiro”.
O rei abriu o anel e leu a mensagem:
“Isto também passará”.
Novamente sentia a mesma coisa, o mesmo silêncio em meio a multidão que celebrava e dançava, mas o orgulho e o ego haviam desaparecido. O rei pôde compreender a mensagem. Tinha sido iluminado.
Então o velho homem falou:
– Recorda-se de tudo o que você passou? Nenhuma coisa ou emoção é permanente. Como o dia e a noite, há momentos de felicidades e momentos de tristezas. Aceite-os como parte natural das coisas, porque eles fazem parte da natureza de sua vida.
Ontem eu estava em uma cachoeira, em Pirenópolis, Cachoeira dos Dragões, e encontrei um anel de prata, dentro da água com estes dizeres: “Isto também passará”. Lá é um lugar místico, muito lindo! Hj procurei na net o que poderia significar e aqui estou lendo este conto! Restaurarei e guardarei este anel para ficar na família.
Que história fascinante, Fernanda! É realmente especial encontrar algo com um significado tão profundo em um lugar místico como a Cachoeira dos Dragões. “Isto também passará” é uma frase poderosa que carrega muita sabedoria. Fico feliz que o conto tenha encontrado eco em sua vida e que você tenha decidido restaurar e guardar o anel como uma lembrança para a sua família. Obrigado por compartilhar essa experiência conosco!
Ouvi este mesmo conto, a quase 20 anos atrás, Qd cursava a Graduação em Direito..Se q um pouco diferente….Q um Rei Reuniu os Grandes pensadora do.seu Reino na Época…E disse q precisava de uma frase, pra colocar em seu Anel q serviria para qualquer situação, De Alegria e de tristeza, de Vitória e de Derrota, De Saúde e de Doença,…Etc
Como eu vejo o conto quando nos sentimos fortes é quando somos fracos e quando nos sentimos fracos aí é que somos fortes a humildade não te faz melhor que ninguém mas nos torna diferente de muitos.
Essa pequena história é uma variante do conto do anel do Rei Salomão, ele pediu que seu joalheiro fizesse um singelo anel:”Quero que me traga um anel mágico, do qual tive notícia num de meus sonhos recentes. Um anel que, sentindo-me desafortunado, ao olhar para ele, me torne esperançoso e, sentindo-me venturoso, me torne comedido.” A resposta veio de um velho ourives que fez um anel de cobre com a seguinte inscrição – “Apesar de tudo, isso também passará” o Rei ficou maravilhado pela simplicidade e profundidade da mensagem.
A uns anos atrás na minha aula de português fizemos uma leitura compartilhada e lemos esse conto, nunca fui de lembrar sobre livros ou algo do tipo, mas esse, de alguma forma me impactou, e lembro até hoje da frase “isto também passará” e é isso que mantenho em mente nos dias de hoje.
Olá, Bia! Fico tocado em saber que o conto “Isto também passará” teve um impacto tão profundo em você. É incrível como certas palavras podem ressoar em nós de maneira tão duradoura. É um lembrete poderoso para mantermos em mente, especialmente nos momentos desafiadores. Muito obrigado por compartilhar essa memória especial conosco!
Hoje conheci este site!
Fico um maravilhoso o vídeo!
Um esperançoso conto!
Parabéns!