Técnicas e procedimentos didáticos no ensino da Matemática
Fatores que interferem e enriquecem no ensino da Matemática. Técnicas e procedimentos. Prefácio do autor.
Fatores que interferem e enriquecem no ensino da Matemática. Técnicas e procedimentos. Prefácio do autor.
O lenhador Chang Tang Li tropeçou num pote de moedas de ouro. Mas ele acreditou que tudo não passava de um devaneio. O barqueiro Su Tai encontrou o pote e o levou para si. Resta saber: quem terá o mérito de receber o pote de ouro?
Revista ilustrada criada por Malba Tahan, publicada de 1946 a 1951. Apresenta recreações matemáticas, jogos, lendas e contos que empregam raciocínios de Matemática e a Geometria.
Aventuras do calculista persa Beremiz Samir, que durante uma longa viagem resolve muitos problemas empregando a ciência que mais conhecia: a Matemática. Obra rara, muito valorizada nas salas de aula, tornou-se a mais célebre de Malba Tahan ao brincar com a Matemática em uma singular e divertida narrativa no mundo árabe. Permanece viva, ultrapassando a 80a. edição.
Obra incompleta. Publicado apenas três volumes. Volume 1: da letra A à letra B. A obra original acha-se no Acevo Malba Tahan, do Centro de Memória da Educação, na FE-UNICAMP.
Coleção de 43 narrativas diversas, com curiosidades e fantasias, sempre apresentando temas de matemática, como por exemplo “A unidade do credo”, “Newton e a maça lendária!” e a “Geometria da árvore”. Muito interessantes.
Súmula do pensamento de Malba Tahan sobre a didática em Matemática. Obra que testemunha a luta contra os “algebristas” e o ensino de Matemática em seu tempo. Demonstra suas propostas para um ensino motivante, claro e diferenciado, como o Laboratório de Matemática e os diversos jogos. Obra em dois volumes.
O alfaiate Enedim sonhava em se tornar rico. Um misterioso vendedor lhe ofereceu um livro com a localização do lendário tesouro de Bresa. O livro era repleto de códigos e escrito em vários idiomas. Enedim conseguiu descobrir o tesouro? O que aconteceu?