II Encontro Piauiense de Psicologia da Matemática e X Malbatemática/PI

Card amarelo com a programação do 2º encontro Piauíense

Segundo encontro Piauiense programação

X Malbatemática e II Encontro Piauiense de Psicologia da Educação Matemática: Uma Celebração de 10 Anos de Matemática Divertida e Curiosa

Nos dias 20 e 21 de maio de 2024, o auditório Severo Eulálio foi palco da X Malbatemática e do II Encontro Piauiense de Psicologia da Matemática. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano (GEPEDH) em parceria com o Grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (PSIEM-GEPEMAI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O evento reuniu principalmente acadêmicos e profissionais interessados na interseção entre a matemática e a psicologia educacional.

Tema do Evento

Com o tema “10 anos de Malbatemática: por uma matemática divertida e curiosa”, o encontro comemorou uma década de esforços para tornar o ensino da matemática mais acessível e interessante. As atividades destacaram a obra de Malba Tahan, conforme seu livro “Matemática Divertida e Curiosa”, ressaltando acima de tudo suas propostas pedagógicas inovadoras.

As sessões foram coordenadas por notáveis educadores, incluindo o Prof. Dr. Lauro Mota, bem como a Prof.ᵃ Me. Kláudia Craveiro e a Prof.ª Dr.ª Maria César, que lideraram uma série de palestras, workshops e discussões. O evento também contou sobretudo com a colaboração de docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), como a Prof.ª Me. Ana Paula Mota e o Prof. Dr. João Batista Araújo, fortalecendo a rede de cooperação acadêmica interinstitucional.

II Encontro Piauiense de Psicologia da Matemática e a Construção de uma Rede de Colaboração

Um dos aspectos mais significativos do X Malbatemática e II Encontro Piauiense de Psicologia da Matemática, foi a construção de uma rede de colaboração interinstitucional. Essa rede visa fortalecer a troca de conhecimentos, bem como as experiências entre diferentes universidades e centros de pesquisa no Brasil, visando aprimorar a formação de professores e, consequentemente, a qualidade da educação matemática.

A criação dessa rede tem como principal objetivo promover uma integração mais profunda entre instituições de ensino superior, permitindo que pesquisas, metodologias e práticas pedagógicas inovadoras sejam compartilhadas de maneira mais eficiente e eficaz. Sobretudo em um país de dimensões continentais como o Brasil, onde há grande disparidade nas condições educacionais entre diferentes regiões, a colaboração entre instituições é essencial para garantir que boas práticas possam ser disseminadas e adotadas de forma ampla.

Impacto na Formação de Professores

A formação de professores foi um dos focos centrais desse esforço colaborativo. O evento destacou, portanto, a importância de uma educação matemática que seja interessante e significativa para os estudantes, uma filosofia definitivamente inspirada nas obras de Malba Tahan que valorizava, acima de tudo, a matemática acessível para todos os públicos. Assim, ao reunir professores de diferentes regiões e formações, a rede de colaboração permitiu a troca de estratégias pedagógicas que tornam a matemática mais atraente.

Atividades Divertidas e Curiosas do II Encontro Piauiense de Psicologia da Matemática

Segundo encontro Piauiense oficina Maria card amarelo com foto da professora Maria Cesar

II Encontro Piauiense de Psicologia da Matemática Oficina Os números governam o mundo

Segundo encontro Piauiense oficina Lauro Card amarelo com foto do professor lauro mota

II Encontro Piauiense de Psicologia da Matemática Oficina Malba Tahan e a Educação Matemática no Brasil

Segundo encontro Piauiense oficina card amarelo com foto do professor Jão Batista

II Encontro Piauiense de Psicologia da Matemática Oficina O Conhecimento Matemático nas Licenciaturas

card amarelo com foto da professsora patricia Segundo encontro Piauiense oficina

II Encontro Piauiense de Psicologia da Matemática Oficina O Homem que Calculava

Além disso, das atividades presenciais, o evento também ofereceu sessões virtuais transmitidas pelo canal do PSIEM-GEPEMAI no YouTube, permitindo uma maior participação e disseminação do conhecimento. A transmissão de sessões pelo canal do PSIEM-GEPEMAI no YouTube permitiu que o evento alcançasse um público mais amplo, superando barreiras geográficas. Isso não apenas ampliou o impacto do evento, mas também demonstrou a eficácia das tecnologias digitais na educação e na colaboração acadêmica.

Por Um Ensino Mais Inclusivo da Matemática

Em conclusão, essa edição da Malbatemática reafirmou seu compromisso com a promoção de uma educação matemática mais inclusiva, divertida e significativa. Em outras palavras, trouxe contribuições reais para a formação de professores e para o avanço da educação pública no Brasil. Da mesma forma, contribuiu para a construção de uma rede de colaboração interinstitucional, fundamental para o avanço da educação no Brasil. Como resultado, ela permitiu a troca de conhecimentos e práticas inovadoras, melhorar a formação de professores e contribuiu para uma educação matemática mais inclusiva e envolvente. Sendo assim, a continuidade e expansão dessa rede prometem benefícios duradouros para a educação brasileira, alinhando-se com o objetivo de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

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