X Malbatemática e II Encontro Piauiense de Psicologia da Educação Matemática: Uma Celebração de 10 Anos de Matemática Divertida e Curiosa
Nos dias 20 e 21 de maio de 2024, o auditório Severo Eulálio foi palco da X Malbatemática e do II Encontro Piauiense de Psicologia da Matemática. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano (GEPEDH) em parceria com o Grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (PSIEM-GEPEMAI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O evento reuniu principalmente acadêmicos e profissionais interessados na interseção entre a matemática e a psicologia educacional.
Tema do Evento
Com o tema “10 anos de Malbatemática: por uma matemática divertida e curiosa”, o encontro comemorou uma década de esforços para tornar o ensino da matemática mais acessível e interessante. As atividades destacaram a obra de Malba Tahan, conforme seu livro “Matemática Divertida e Curiosa”, ressaltando acima de tudo suas propostas pedagógicas inovadoras.
As sessões foram coordenadas por notáveis educadores, incluindo o Prof. Dr. Lauro Mota, bem como a Prof.ᵃ Me. Kláudia Craveiro e a Prof.ª Dr.ª Maria César, que lideraram uma série de palestras, workshops e discussões. O evento também contou sobretudo com a colaboração de docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), como a Prof.ª Me. Ana Paula Mota e o Prof. Dr. João Batista Araújo, fortalecendo a rede de cooperação acadêmica interinstitucional.
II Encontro Piauiense de Psicologia da Matemática e a Construção de uma Rede de Colaboração
Um dos aspectos mais significativos do X Malbatemática e II Encontro Piauiense de Psicologia da Matemática, foi a construção de uma rede de colaboração interinstitucional. Essa rede visa fortalecer a troca de conhecimentos, bem como as experiências entre diferentes universidades e centros de pesquisa no Brasil, visando aprimorar a formação de professores e, consequentemente, a qualidade da educação matemática.
A criação dessa rede tem como principal objetivo promover uma integração mais profunda entre instituições de ensino superior, permitindo que pesquisas, metodologias e práticas pedagógicas inovadoras sejam compartilhadas de maneira mais eficiente e eficaz. Sobretudo em um país de dimensões continentais como o Brasil, onde há grande disparidade nas condições educacionais entre diferentes regiões, a colaboração entre instituições é essencial para garantir que boas práticas possam ser disseminadas e adotadas de forma ampla.
Impacto na Formação de Professores
A formação de professores foi um dos focos centrais desse esforço colaborativo. O evento destacou, portanto, a importância de uma educação matemática que seja interessante e significativa para os estudantes, uma filosofia definitivamente inspirada nas obras de Malba Tahan que valorizava, acima de tudo, a matemática acessível para todos os públicos. Assim, ao reunir professores de diferentes regiões e formações, a rede de colaboração permitiu a troca de estratégias pedagógicas que tornam a matemática mais atraente.
Atividades Divertidas e Curiosas do II Encontro Piauiense de Psicologia da Matemática
Além disso, das atividades presenciais, o evento também ofereceu sessões virtuais transmitidas pelo canal do PSIEM-GEPEMAI no YouTube, permitindo uma maior participação e disseminação do conhecimento. A transmissão de sessões pelo canal do PSIEM-GEPEMAI no YouTube permitiu que o evento alcançasse um público mais amplo, superando barreiras geográficas. Isso não apenas ampliou o impacto do evento, mas também demonstrou a eficácia das tecnologias digitais na educação e na colaboração acadêmica.
Por Um Ensino Mais Inclusivo da Matemática
Em conclusão, essa edição da Malbatemática reafirmou seu compromisso com a promoção de uma educação matemática mais inclusiva, divertida e significativa. Em outras palavras, trouxe contribuições reais para a formação de professores e para o avanço da educação pública no Brasil. Da mesma forma, contribuiu para a construção de uma rede de colaboração interinstitucional, fundamental para o avanço da educação no Brasil. Como resultado, ela permitiu a troca de conhecimentos e práticas inovadoras, melhorar a formação de professores e contribuiu para uma educação matemática mais inclusiva e envolvente. Sendo assim, a continuidade e expansão dessa rede prometem benefícios duradouros para a educação brasileira, alinhando-se com o objetivo de uma sociedade mais justa e igualitária.
Leia outras notícias sobre a Malba Tahan
- Virada Malba Tahan 2024: Celebrando a Matemática com Oficinas e Palestras Gratuitas no IME-USP
- O Homem que Calculava Inspira Alunos no Sertão Cearense durante Semana da Leitura
- Estado do Ceará terá eventos para o dia Nacional da Matemática
- I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS INHAMUNS
- Oficinas de Matemática Divertida e Curiosa
Curta agora o Malba Tahan no Facebook e receba as novidades sempre que saírem!