Professora Cristiane Coppe assina três livros sobre Malba Tahan

Cristiane Coppe, autora da primeira tese de doutorado sobre o Malba Tahan no Brasil, com uma carreira acadêmica voltada especialmente à Educação Matemática, aprofundou-se no legado de Malba Tahan e elaborou três livros sobre o autor. Conheça as obras da professora.

Desde seu Mestrado em Educação Matemática, em 2001, quando apresentou a dissertação “Do menino´Julinho´à Malba Tahan: uma viagem pelo oásis do ensino da matemática”, na UNESP, em Rio Claro, o estudo do legado de Malba Tahan passou a ser seu rumo certo. Em 2007, na Faculdade de Educação da USP, Cristiane Coppe de Oliveira defendeu a primeira tese de doutorado sobre Malba Tahan no Brasil, sob a orientação do Prof. Dr. Ubiratan D`Ambrósio. A pesquisa, intitulada “A sombra do arco-íris: um estudo histórico/mitocrítico do discurso pedagógico de Malba Tahan”, aprofundou-se em uma das mais poéticas obras do autor, o livro “A sombra do arco-íris”.

De lá para cá, como professora da Universidade Federal de Uberlândia, Cristiane produziu três obras sobre o nosso autor. Nos livros, “Educação Matemática: contextos e práticas docente” e “Malba Tahan e a Revista Al-Karismi (1946-1951): Diálogos e Possibilidades”, onde foi organizadora junto com outros professores, encontram-se temas como transdisciplinaridade, mitocrítica, experiências de teatro, entre outros. No livro “Diálogos Pedagógicos: Malba Tahan e a Interdisciplinaridade”, assinado por Cristiane Coppe e Leonardo Silva Costa, a reflexão trata do processo de ensino e de aprendizagem a partir de propostas didático-pedagógicas inspiradas na revista Al-Karismi de Malba Tahan. Uma produção especial como pesquisadora, uma dedicação que revela amor pela ciência da Educação e do Ensino da Matemática.

No céu, certamente Malba Tahan está muito contente, aplaudindo de pé!

Prof. Dra. Cristiane Coppe de Oliveira
Coordenadora do GT 5 – História da Matemática e Cultura da SBEM
Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática – NUPEM/UFU
Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e da FACIP/UFU
Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática – GEPEM/FE-USP
Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP

Veja os livros de Cristiane Coppe em: Sobre o Autor – Obras literárias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.