Superinteressante: Malba Tahan, o “árabe” que escrevia números na areia

Conheça o amável artigo assinado por Luiz Barco e Enor Paiano sobre Malba Tahan, publicado em 31 de outubro de 2016, na Revista Super Interessante. Os autores escreveram: “Há um século, nascia Júlio César Mello e Souza, o homem que inventou e encarnou o árabe Malba Tahan. Com esse pseudônimo, ele foi o maior divulgador da Matemática no Brasil, escreveu cerca de 120 livros e formulou propostas ainda hoje consideradas modernas para o ensino.”

E escreveram mais: “Temas de vibrante atualidade como multidisciplinaridade, perspectiva histórica, respeito ao desenvolvimento cognitivo, construção do conhecimento, que encantam os atuais especialistas em educação, já eram lugar comum nos escritos de Mello e Souza. Quem teve o privilégio de conhecê-lo pessoalmente sabe que ele, com o mesmo carinho que tratava o aprendiz, fustigava o hipócrita — e fez da pedagogia da matemática sua profissão de fé. De quebra, tornou-se, se não o maior, um dos maiores divulgadores de ciência que o Brasil já teve.”

 

Veja o antigo completo no link da Revista Super Interessante

One thought on “Superinteressante: Malba Tahan, o “árabe” que escrevia números na areia

  1. Milene Carla Ferreira

    Êita! Eu era novinha quando li pela primeira vez O Homem que Calculava. Amei! Ele tinha a capa branca. Era do meu Tio Ronan.

    Quando cresci, comprei um livro pra mim! Na verdade, três: O Homem que Calculava, Matemática Divertida e Curiosa e um livro de contos.

    Recebi o link desse site e revivi o sentimento de ler o homem que calculava … Humm… Vou lê-lo pela terceira vez! Excelente!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *