Malbatemática é o nome dado à exposição que tem sido realizada na Faculdade de Educação da Unicamp, em homenagem ao professor Julio Cesar de Mello e Souza. Este ano, a exposição IV Malbatemática acontecerá no período de 20 de abril a 04 de maio de 2018, das 8h às 22h, no saguão da Biblioteca Joel Martins, da FE/UNICAMP, e reunirá documentos e obras do acervo pessoal de Malba Tahan, pertencentes ao Centro de Memória da Educação, da FE/UNICAMP. Esta exposição terá também uma mostra digital de imagens, documentários e entrevistas sobre Malba Tahan.
A primeira edição da Malbatemática aconteceu em julho de 2015, com o tema “Homenagem à vida e à obra de Malba Tahan”, apresentando uma pequena exposição de objetos, fotos, cartas, manuscritos e publicações de Malba Tahan. A segunda edição foi em maio de 2016 e teve como tema “As várias facetas de um precursor da Educação Matemática”, com o objetivo de mostrar os diferentes campos de atuação do proferssor Julio Cesar de Mello e Souza. Em 2017, a terceira Malbatemática teve como tema “O legado educacional do mestre Malba Tahan”, evidenciando a atualidade das lições de nosso autor a estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados em Educação Matemática.
A Malbatemática é organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais – GEPEMAI – da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP) e os documentos apresentados na exposição foram generosamente cedidos pelo Centro de Memória da Educação, onde se acha reunido o acervo do escritor.
Pingback: IV Malbatemática reuniu documentos e obras de Malba Tahan | Malba Tahan
Pingback: Celebração da matemática na Unicamp | Malba Tahan
Pingback: O Brasil inteiro homenageia Dia da Matemática, 6 de maio | Malba Tahan